O arquiteto e designer paulista Carlos Motta foi um dos primeiros a utilizar madeira de demolição em suas novas peças. Na imagem, a chaise da linha "Astúrias".
Na onda da ecologia, preservação ambiental e sustentabilidade que tem abraçado o mundo, o design e a decoração foram das primeiras áreas a se mostrarem prontas a responder positivamente a esta nova demanda. Além de designers dando tratos à bola de forma a criarem móveis e objetos provenientes de madeiras reaproveitadas, também profissionais de arquitetura e decoração se mostraram sensíveis à necessidade de economizar a busca por novos materiais e hoje em dia reaproveitam madeiras antigamente consideradas “lixo” em mobiliário sob medida ou mesmo como revestimento.
Aparador com rodízios feito em madeira reaproveitada.
A febre “pegou” e agora também empresas fabricantes já adquirem este tipo de madeira para produzir móveis – dos mais simples aos mais elaborados – prontos para uso e disponíveis em inúmeras lojas do ramo. O charme rústico definitivamente conquistou o mercado e agora este tipo de peça é até mais valorizada do que a madeira “comum”, nova, vinda de extrativismo aprovado pelos órgãos competentes ou de espécies sem risco de extinção.
Paredes revestidas na mesma madeira de demolição que fez a porta do ambiente.
Também a Passeio entra nesta moda com sua linha “Intaglio” na opção “Rústico“: feita em cimento reproduzindo à perfeição peças de madeira de demolição, pode ser aplicada da varanda ao banheiro, do estar ao quarto, passando por fachadas, muros, cozinhas, saunas e onde mais a imaginação permitir. São três tamanhos disponíveis: 10, 15 ou 20 centímetros de largura por 70 centímetros de comprimento. Dá para criar painéis com diversas configurações e possibilidades estéticas. Facilidade e praticidade ao alcance de todos.
Em nosso stand na Revestir 2012, detalhe com a linha "Intaglio".