quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vidro na construção civil...




Empreiteira Cruzeiro do Sul....


(fonte: arquivo pessoal)
O vidro é um material bastante presente na construção civil. Mas antes da revolução industrial, a produção de vidro era toda artesanal, feita basicamente através de sopro e prensagem. Graças ao avanço das máquinas, a produção de vidro se tornou um produto de massa. O vidro é tão antigo na história das construções, encontrado desde o império romano.
(Fonte: Luciana Fernandes) O vidro como elemento marcante para os vitrais em Catedrais Góticas. Catedral de San Vito em Praga, República Tcheca.
As principais características do vidro são: transparência e dureza. É um produto 100% reciclável. Atualmente, existem no mercado vários tipos de vidro e é preciso entender o uso correto de cada tipo:
Vamos lá:
Vidro comum – Muito utilizado em janelas de alumínio.
Vidro temperado- Devido ao seu processo de fabricação, o vidro temperado é mais resistente que o vidro comum. Ao quebrar, produz peças pequenas não cortantes (sem pontas). Ideal para uso em box de banheiro. (Em tempo: blindex é o nome de um fabricante de vidro temperado).
(fonte: arquivo pessoal. Projeto Arquiteta Natalia Noleto)
Vidro Laminado - Sanduíche de duas ou mais placas de vidro com uma película de proteção de segurança. Esta película funciona como uma “cola” evitando que os pedaços de vidro se espalhem.
(Fonte:aqui)
Vidro temperado laminado - Junção da resistência do vidro temperado com a segurança do vidro laminado. Basicamente é um vidro de segurança, ou seja, pode ser aplicado na execução de piso de escadas, por exemplo.
(fonte:arquivo pessoal)
Agora algumas dicas:
Dica 01- O vidro comum às vezes nem é a opção mais barata do mercado. Não é recomendado pelos bombeiros para aprovação de guarda-corpo. Ao quebrar pode fazer cortes nas pessoas.
Dica 02 – Nunca economize quando o critério é segurança. Obedeça às normas de aprovação. Na dúvida, consulte o Corpo de Bombeiros.
Dica 03- Para espaços com altura, como guarda-corpo de mezaninos de residência, o ideal é a escolha do vidro temperado laminado.
Dica 04 – Pisos de vidro estão cada vez mais presente nas residências. Muito cuidado com este tipo de execução. Contrate uma empresa que já possua tradição no mercado para este tipo de serviço.
Dica 05-  Atenção para distância entre corrimão e espaço de vidro do guarda-corpo. Evite espaços acima de 20 cm. Quanto mais reduzido o vão, mais segurança para as crianças.
(Fonte:arquivo pessoal)
Dica 06 – Vidro pintado. Ótima opção para substituir um revestimento como pastilha ou cerâmica. Atualmente  bastante presente em porta, armário, balcão…
(Fonte:arquivo pessoal)
Dica 07- Vidro de proteção solar. Reduz em aproximadamente 80% a entrada de calor e possui uma variedade de espessuras e cores.
(Fonte: arquivo pessoal)
Dica 08 – Vidro blindado. Infelizmente a questão da segurança urbana fez aumentar a procura de vidros blindados na construção, sendo cada vez mais comum nas cidades. São painéis de vidros laminados resistentes às armas de fogo. Aplicado em guaritas, portas de entrada…
(fonte: aqui)
Bom, há muito o que se explicar sobre  vidro. Enquanto pesquisei sobre este post, encontrei muitas referências legais com  vidro. Vamos conferir?
(Fonte: aqui) Projeto Arquiteta Eva Jiricna.
(Fonte:arquivo pessoal)
(Fonte 1- arquivo pessoal; 2 aqui. Perfil de vidro U Glass)
(Fonte:arquivo pessoal)
(Fonte: arquivo pessoal)
(Fonte: arquivo pessoal)
(Fonte:aqui)
(Fonte:aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário